MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

AEE Week 2022

Segunda-feira, 25 de abril de 2022
Última modificação: Segunda-feira, 25 de abril de 2022

A AEE (Association of Energy Engineers) é uma associação internacional de engenheiros de energia, que visa no setor de energia elétrica a percepção e aplicação das mais recentes tecnologias utilizadas.

O Capítulo Estudantil AEE CEFET-MG (AEE CEFET-MG Student Chapter) realizou o evento denominado “AEE WEEK” (Semana da AEE) entre os dias 5 e 7 de Abril de 2022, com o objetivo de disseminar os conhecimentos e a importância para com assuntos voltados às tecnologias, técnicas, processos e certificados no setor de energia elétrica. Através de palestras remotas, o evento contou com a participação de profissionais da área, aos quais abordaram temas como: ISO 50001, Cases/Certificação CEM, IoT, Gestão de Energia, Tarifa Branca, Inventário de Carbono/Materialidade do ESG e Sistema B. Além disso, foi ministrado minicursos presenciais de AutoCAD e Relux.

Foram realizadas duas visitas técnicas na Usina Hidrelétrica Barra do Braúna, localizada em Recreio-MG, que abrangeu um total de 25 pessoas. Além desta, realizou-se duas outras visitas técnicas na Usina Solar Alsol (Centro de Treinamento e Desenvolvimento Aurora), localizada em Piacatuba-MG, que contou com a presença de um total de 30 pessoas. Dessa forma, as quatro visitas tiveram o intuito de expor e vivenciar o dia-a-dia dentro das usinas, áreas as quais são pertinentes e relevantes para os cursos de graduação no Campus, trazendo à tona a interdisciplinarização de conteúdos de Conversão de Energia e Sistemas Fotovoltaicos.

Consequentemente, durante as visitas evidenciou-se processos de geração de energia elétrica, bem como o gerenciamento da produção de energia em contraste com as manutenções preventivas e preditivas.