MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Palestra Competições robóticas: uma ferramenta no ensino das áreas STEM

Segunda-feira, 2 de outubro de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 2 de outubro de 2023

O CEFET-MG campus Leopoldina receberá o prof. Dr José Luís Sousa de Magalhães Lima no auditório, dia 06 de outubro de 2023 às 10:30 para proferir uma palestra sobre competições robóticas.

O prof. Dr. José Lima é doutor em engenharia elétrica e de computação, onde desempenha docência e pesquisa no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal. O professor estará em visita em nosso campus, propiciando o estreitamento de relações acadêmicas entre as instituições.

No que tange à palestra:

Título: Competições robóticas: uma “ferramenta” no ensino das áreas STEM

Resumo: Numa era cada vez mais digital em constante evolução, a educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) desempenha um papel fundamental na preparação dos alunos para o futuro. Uma abordagem envolvente e prática para promover o ensino das áreas STEM é através de competições robóticas. Esta palestra explorará o impacto positivo das competições robóticas como uma ferramenta educacional poderosa. Serão abordados os seguintes pontos:


Experiência: As competições robóticas proporcionam aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos STEM em projetos do mundo real. Eles projetam, constroem e programam robôs, desenvolvendo habilidades práticas e resolução de problemas.


Colaboração e Trabalho em Equipa: As competições robóticas incentivam a colaboração e o trabalho em equipa. Os participantes aprendem a compartilhar ideias, delegar tarefas e alcançar objetivos comuns, importantes no futuro.


Criatividade e Inovação: Os desafios nas competições robóticas estimulam a criatividade, pois os alunos precisam encontrar soluções inovadoras para problemas complexos. Isso promove o pensamento crítico e a criatividade.
Interdisciplinaridade: As competições robóticas abrangem várias disciplinas STEM. Os participantes aplicam matemática, física, eletrónica, programação e engenharia nos projetos, obtendo uma compreensão abrangente das ciências.


Preparação para o Mercado de Trabalho: O envolvimento em competições robóticas prepara os alunos para carreiras STEM, fornecendo habilidades práticas e experiência no mundo real que são altamente valorizadas pelos empregadores.


Inclusão e Diversidade: As competições robóticas têm o potencial de atrair uma gama diversificada de participantes, promovendo a inclusão de gênero nas áreas STEM.


Estudos de Caso e Exemplos: Durante a palestra, exploraremos exemplos de competições robóticas bem-sucedidas, destacando os benefícios educacionais e os resultados alcançados.


Conclusão: As competições robóticas oferecem uma plataforma emocionante para inspirar e educar os futuros cientistas, engenheiros, programadores e matemáticos. Esta palestra destacará como essas competições podem ser uma ferramenta valiosa para envolver os alunos nas áreas STEM, preparando-os para o futuro.